domingo, março 12, 2006

Outra Alma





Uma esmolinha, por favor.
Desculpe mas não tenho.

Olha lá és novo por aqui, não?
Sim.
Há muito tempo que andas assim?
Dois meses.
E eu á dois anos e não consigo dar volta a isto.
Onde dormes?
Onde calha.
E tu ?
Tento arranjar uma escadas, mas sou sempre corrido.

Uma moedinha, por favor.
Vai trabalhar malandro.

Uma esmolinha, s.f.f..
Tome 50c. É o que tenho.

Quando podes onde comes?
Na sopa dos pobres, nos Anjos.
E dão jantar?
Não, só almoço.
Mas tens de arranjar um cartão para lá entrares.
Como?
Na policia.
Na policia?
Sim, inscreves-te e ficas com foto e tudo.
E o dinheiro para a foto?
Eles tiram com uma Polaroid.
Que chique.

Posso comer mais um prato?
Aqui só á sopa e pão, por isso pode repetir as vezes que quiser.
Obrigado.
Eu não o conheço?
É a primeira vez que aqui venho.
Deve de ser de outro lugar.

Hei, está a ouvir? Acorde lá.
Estou a fazer algum mal?
Mal não está, mas aqui em frente á escola é capaz de não ser boa ideia!
Mas isto não é um jardim!?
Jardim público ou privado não é para estar aqui deitado.
Sentado ou então corda aos sapatos.
Os seus modos são assim para toda a gente?
Queres ir para a esquadra?
Pelo menos podia dormir esta noite.

Minha senhora, pode pagar-me uma sopa?
Sr. Jeremias, esta coisa está a incomodar-me.
Vá lá amigo tenha paciência, não pode estar aqui.
Mas só quero uma sopa !?
Tem dinheiro para a sopa?
Não.
Então o que é que quer que faça?
Tá bem pronto.

Olá como te chamas?
Luís Luís
Bonito nome o teu !?
O que és que tens?
Estás doente?
Doente não estou, só com um pouco de fome.

Mãe anda cá.
O Luís Luís está com fome.
Quem é o Luís Luís?
É o meu novo amigo.
É o Sr. O novo amigo?
Muito prazer.
Tão novo e já assim?
Espero que seja só uma passagem para dias melhores.

Zeca Peres

9 Comments:

At março 12, 2006, Blogger Su said...

uma passagem para dias melhores...será?

jocas maradas

 
At março 12, 2006, Blogger antónio paiva said...

.....procurar sentido para o sem sentido, é coisa complicada, o desitir também pode ser uma forma de vida, o que leva à desistência nem sempre é visivel, procurar a razão da culpa nem sempre faz sentido.....
Abraço

 
At março 14, 2006, Blogger Eu said...

pois é, parece que às vezes o abrigo está na alma daqueles que não o têm, digo Eu

 
At março 16, 2006, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

O nosso destino é admirar, não é saber - Joseph Joubert

Adorei a frase....

Vim linkada do plagiadissimo...

Bjos

 
At março 22, 2006, Blogger alyia said...

aiii não posso ficar tanto tempo sem passar por aqui :( depois tenho montes de coisas para ler

(o teu trabalho no plagiadissimo é espectacular mas... este blog está um espanto)

 
At março 24, 2006, Blogger Unknown said...

São estes "pequenos nadas" que nos fazem sentir pequeninos...

 
At março 29, 2006, Blogger BlueShell said...

Situações que são recorrentes por todo o país, por todo o mundo...infelizmente!
Com o carinho de
BShell*]*[*]*[*]

 
At abril 01, 2006, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Tão triste por sabermos serem situações verdadeiras...
É a primeira vez que aqui venho e vou voltar...
Gostei muito do post homenageando as mulheres da sua geração...
Nunca li nada que as tratasse tão bem...Obrigada!
Bjs

 
At abril 06, 2006, Blogger Unknown said...

Para quando um novo post daqueles a que já me habituou a ler?
Posso não comentar sempre, mas, passar por aqui é, já, um hábito.
tal como o Zeca, a vida lá fora interressa-me.Continue...

 

Enviar um comentário

<< Home