sábado, março 04, 2006

1958

Um Agosto como há muito não se via.
Um calor de torrar, com os dias a amanhecerem enevoados.
Lá para as 10 horas o astro rei rompe em toda a sua magnitude.
Adultos crianças e os respectivos cãozinhos mais o farnel do costume,
invadem o areal á procura de paz.
Por aqui os dias não tem fim.
Logo pela manhã as romãzeiras pedem uma visita.
O tanque e as suas águas quentes um mergulho.
O galo e as suas damas no come come do costume.

Onde vais?
Não sei.
Não sabes?
Não.
O que é que estás a esconder?
Esconder?
Nem tenho bolsos?

Minha senhora, está lá fora o Sr. O senhor Isqueiro.
Ele que entre.

Bons dias minha senhora.
Bons dia, algum problema?
Não, não, só gostaria de levar o menino Luís Luís ao monte.
Se ele estiver de acordo, tudo bem.

Olá Sr. Isqueiro! Bom dia.
Bom dia, estava aqui a pedir á senhora sua mãe se o deixava ir ao monte.
Não sei!
Hoje acordas-te com o não sei na boca.
Na língua s.f.f.
Mas afinal o que é que se passa?
Sonhei com uma coisa que nunca tive.
Sabe que os sonhos são uma porta para os porquês?
E serão muitos?
Quando é que vai ao monte?
Antes do almoço.
Posso ir mãe?
Leva o chapéu, olha o sol.
Não é um chapéu é uma capeline.

Adoro o meu chapéu de palha.
Neste espaço de tantos chaparros e oliveiras pareço um artista de cinema.
O mundo é meu.
Cada pedra cada oliveira são as minhas companheiras de brincadeiras.
O canto das aves ecoam pelo cerrado , os coelhos, as perdizes, os lagartos, as cegonhas são os figurantes da minha viagem.
Aqui os dias são anos.
Não quero sair daqui.
Não quero crescer.
Não quero saber se existe vida lá fora.

Está muito sossegado?
Sr. Isqueiro diga-me lá uma coisa:
O Sr. Alguma vez sonhou com uma coisa que nunca teve?
Que eu me lembre não, ainda mais a mais com a minha idade.
Porque é que as pessoas tem que ter idade?
Lá está menino com perguntas difíceis.
Ajuda-me a não crescer?
Só lhe posso dar o que sei para que não esqueça a sua meninice.

É por estas e por outras que não quero sair daqui.

Então mana, tudo bem?
Tudo e tu?
Menos mal, o Luís Luís?
Foi ao monte mais o Sr. Isqueiro.
Deve de ter tido um sonho daqueles......
De que é que estás a falar?
Do Luís Luís, sonhou com uma coisa que nunca teve.
E o que foi, sabes?
Não, para além de que acordou com o “não“ sei na boca.
Bom quando ele chegar, que passe lá por casa.
Vou á cidade queres alguma coisa?
Quero.
Não te esqueças de regressar.
Alguma vez!!!!!!!!!

Os caminhos de cabras são as auto-estradas do cerrado.
O formigar é mais que muito.
Andam em fila num vaivém que mais parecem uma só.
Será que pensam?
Será que dormem?
Será que tem frio?

Mãe, as formigas tem frio?
E tu?
Eu tenho fome.
Depois de lanchares vai a casa do teu tio João.

Luís Luís vamos ao jardim?
Agora não vou a casa do meu tio.
Vais lá ter?
Vou.

Olá tia.
Olha o meu Luís Luís, que olhar mais brilhante meu querido.
É do sol e das formigas.

Sabe se as formigas tem frio?
Todos os animais tem frio, fome, sede, e........
E..........?
Bem, também tem amor.
Os galos e os coelhos devem de ser os maiores.
O teu tio foi á cidade.
Então vou ao jardim e já volto.

Olha o teu tio!
Olá tio.
Que é que me queria?
Então que sonho foi esse?
Aqui as noticias correm depressa.
Não queres dizer?

A paixão da minha vida.
Uma trotinete.
Podes ter uma, mas com uma condição!
Qual?
Sempre que andares de Trotinete tens de andar de vermelho vestido.

Ela é linda, simplesmente deslumbrante até farol tem.

Muito bem, vejo que és um homem de palavra.
Vermelho na pele mas verde no coração, tio.

Luís Luís, um homem muda de tudo menos de clube.

Zeca Peres

8 Comments:

At março 04, 2006, Blogger Zeca said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At março 04, 2006, Blogger antónio paiva said...

.....bem isto por aqui promete, talvez seja a resposta a alguns mais despeitados, a respeito das tuas capacidades.....
Abraço!

 
At março 04, 2006, Blogger Zeca said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At março 04, 2006, Blogger Zeca said...

Os despeitados até são benéficos.
Por vezes servem para rascunhos.
Mas mais vale que falem mal de nós que nunca.
Obrigado pela visita.
Fica bem.

 
At março 04, 2006, Blogger Desambientado said...

Zeca.

Isto está óptimo. Adoro os teus rabiscos.
Vou voltar para ler com mais cuidado.

 
At março 05, 2006, Blogger Eu said...

Eu vim aqui trazer a minha admiração e não qq tipo de sabedoria, que essa tens tu que chegue para nós dois

(nunca me enganaste, como já disse antes; "diz-m o que copias dir-te-ei quem és...")

qt ao texto, Eu só posso dizer que poderia ter um fim mais alegre, menos dramático, o resto - e os outros - ***** (primeiro não m é estranho)

virei todos os dias, apesar de nem sempre comentar, que estes texto de superior qualidade não merecem que os estrague com as minhas parvoíces

um abraço (e honra-me que me tenhas convidado para esta tua casa, e já agora vou-me fazer convidado nas outras)

;)

 
At março 05, 2006, Blogger Mónica said...

pega no cstavento e vira os á á sim?
:-)

 
At março 05, 2006, Blogger alyia said...

Eu sei que ninguem me convidou mas eu sou muito cusquinha e resolvi vir na mesma, desculpe lá oh sr Zeca.
E ainda bem que vim porque gostei mesmo deste texto. Eu bem tinha cá as minhas razões que o sr não era só bom a "plagiar" :)

 

Enviar um comentário

<< Home